Etiqueta no trabalho e sua importância A| Estilo Corporativo

Etiqueta no trabalho
06 dez 2017

Etiqueta no trabalho

A etiqueta no trabalho pode ser um diferencial na sua carreira profissional, confira as dicas.

A etiqueta no trabalho é vista como futilidade ou frescura pela maioria, mas é muito analisado por líderes e recrutadores.

“Etiqueta é civilidade, é olhar para si mesmo, mas também olhar para o outro”. Daí sua definição de etiqueta como diminutivo de “ética” – Gloria Kalil

Agregar a etiqueta no trabalho ao se dia-a-dia pode não ser fácil, nem rápido, mas com certeza você será visto com outros olhos. Não adianta ser inteligente, saber muito do negócio e não ser cordial e não se vestir adequadamente para a profissão. Vestir super bem e não ter conteúdo não leva ninguém a nada. O conjunto deve ser harmônico,  pensar na mensagem final que queira transmitir.

Etiqueta no trabalho – Importância

O seu comportamento, etiqueta e o modo como se veste muitas vezes vai ser o diferencial para uma entrevista de emprego ou promoção. Suponhamos que esteja em uma entrevista de emprego com várias outras pessoas que tenham a mesma qualificação que você. O diferencial será o modo como você age, como fala, como se veste, o modo como se apresenta.

Etiqueta no trabalho – Como se vestir

Para saber como se apresentar antes de uma entrevista ou promoção para um cargo, você deverá saber como se vestir. Não adianta ir com uma roupa mega formal se a empresa em questão é informal. Vestir jeans e tênis  para uma empresa que seja formal, deve ser feito um estudo antes.

Outro ponto muito importante é o cuidado em saber separar seu estilo pessoal do seu visual profissional, acontece mais frequentemente com as mulheres. Roupas extravagantes e acessórios excessivos podem pesar no visual de trabalho, o foco deve ser sempre na imagem que a empresa quer transmitir.

Etiqueta no trabalho – Moda

Modismos e fashionismos não cabem em profissões formais e informais que não sejam do ambiente de moda ou design. Devemos consultar também se será necessário vestir roupas que cubram tatuagens e retirar acessórios mais extravagantes como pierciengs ou  alargadores.

Devemos escolher nossas profissões com muito cuidado, pois pode ter uma maneira de vestir específica e exigir de você etiqueta inclusive na sua vida pessoal. Uma grande gerente, por exemplo, que deveria se vestir de roupa formal no trabalho, não será vista com bons olhos se aparecer nas redes sociais bêbada e com micro vestido.

Etiqueta no trabalho – Como se portar

As atitudes no trabalho fazem toda a diferença, mostrar que se importa com o outro, ser educado, civilizado é sempre muito importante.

Prestar atenção na entonação de voz se não está incomodando os demais. Ter cuidado ao ouvir áudios ou musicas em celulares ou fones de maneira que não perturbe.

Vivemos em um mundo totalmente integrado e temos acesso a notícias de uma maneira muito rápida. Câmeras por todos os lados. Pessoas com celulares sempre a postos. O cuidado com o seu comportamento e etiqueta mesmo no ambiente fora do trabalho é muito importante. Pense nisso!

O que achou? Deixe um comentário!